Quem somos?

A Diaconia é uma organização social brasileira, de inspiração cristã e sem fins lucrativos, comprometida com a promoção da justiça e do desenvolvimento social. Estamos presentes em comunidades urbanas e rurais do Nordeste, região mais afetada pelas desigualdades sociais no Brasil, com quase 10 milhões de pessoas vivendo em situação de extrema pobreza. Nosso compromisso é o serviço para transformar vidas, através do empoderamento de homens, mulheres, jovens e famílias agricultoras; e da mobilização de grupos sociais, igrejas e comunidades para efetivação dos direitos humanos.

Últimas Notícias

Atuação

Segurança Alimentar, Nutricional e Hídrica

Promover a Segurança Alimentar, Nutricional e Hídrica é assegurar um direito básico da população: o acesso a água e alimentação de qualidade, em quantidades suficientes. Através de construções participativas, desenvolvemos práticas e tecnologias adaptadas à realidade do Semiárido, que promovem desenvolvimento local sustentável; e trabalhamos pela efetivação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da produção, comercialização e consumo consciente de alimentos de base agroecológica.

Meio Ambiente e Clima

Um dos focos da Diaconia é atuar para que as famílias sertanejas convivam de forma equilibrada com o meio ambiente e contribuam para a conservação dos recursos naturais disponíveis na região, a partir dos conhecimentos que elas mesmas herdaram e possuem. Este aprendizado inclui a adaptação diante dos efeitos provocados pelas mudanças climáticas, através do incentivo ao uso de energias renováveis e manejo adequado dos resíduos sólidos, além da luta por políticas públicas efetivas.

Justiça de Gênero

A realidade de violência e desigualdade de direitos sofridas pelas mulheres ainda é um desafio presente nos espaços públicos, incluindo as igrejas. Incentivamos lideranças e membros a ampliarem este debate, em especial no âmbito dos lares cristãos, e a participarem também de organizações, redes e fóruns de reivindicação de políticas públicas de justiça, equidade de gênero e superação da violência, a fim de construir uma sociedade mais justa para mulheres e homens.

Direitos das Juventudes

As juventudes são marcadas por desafios, mas também por muita garra e sede de transformação social. A Diaconia acredita e apoia grupos juvenis no conhecimento de seus direitos e no desenvolvimento de suas potencialidades através do esporte, da comunicação, cultura, organização juvenil e intervenção social. Reconhecemos o papel dos jovens como agentes transformadores das suas comunidades - e do mundo!

Igrejas Membros