Depois de ser lançada para as juventudes de Recife, a campanha “Jovens Proclamando Justiça” foi apresentada para jovens da Igreja Presbiteriana do Brasil, na congregação Betânia. Com o tema “Jovens em defesa da vacina”, a campanha busca sensibilizar as juventudes para a mobilização a favor da garantia de imunização para todas e todos que ainda não começaram ou não completaram a vacinação contra a COVID-19.
“Vacina é um ato de amor”, “Vacina é um Recomeço" foram frases ditas pelos jovens e pelas jovens da Congregação Betânia no vídeo produzido coletivamente. Veja abaixo:
“Lançar a campanha no território de Fortaleza, com as juventudes da Igreja Presbiteriana do Brasil, foi a oportunidade de encontrar um grupo comprometido com o evangelho de Jesus na promoção da vida e de fortalecer nossa parceria na promoção da Justiça”, afirma Kezzia Cristina, coordenadora dos projetos da Diaconia no território de Fortaleza. E completa: “Defender a vacina, inspirada nas palavra de Jesus, é defender a saúde em tempo e fora de tempo, promovendo vida abundante para todas as pessoas, conforme o evangelho de João capítulo 10, verso 10”.
Mesmo com a aceleração do plano de imunização da população brasileira, o número de pessoas que faltam completar o ciclo necessário de vacinas ainda é grande. De acordo com um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mais de 14 milhões de brasileiros e brasileiras estão com a segunda dose da vacina contra covid-19 em atraso de mais de 15 dias.
Levi Magalhães, líder da juventude na Congregação Betânia, ressaltou a importância da vacinação diante da disseminação de notícias falsas. “A produção das fake news vem causando pânico na sociedade, especialmente em jovens e a campanha surge como um grito de conscientização e alerta. Essa desinformação e medo contagiaram muitas pessoas de comunidades cristãs sobre algo que deveria trazer esperança e alegria que é a vacina. Precisamos levantar essa bandeira e influenciar amigos e amigas”, conta.
No Ceará, as medidas para reforçar a necessidade da imunização estão sendo rígidas como exemplo da implementação do passaporte vacinal contra a Covid-19. Para entrar em restaurantes, eventos em geral e bares, é necessário apresentar o documento e comprovar o esquema vacinal completo.
“A campanha Jovens Proclamando Justiça é importante para que as pessoas entendam o real significado da vacinação, pois muitas pessoas não entendem que é um direito de todos e todas e precisamos garantir que toda população seja imunizada”, afirma Davi Luiz, da congregação Betânia.