Diaconia recebe visita de Delegação Alemã no Sertão do Pajeú (PE), na Sede da Diaconia, em Recife, e na Primeira Igreja Batista em Bultrins, em Olinda/PE

Entre os dias 19 e 21 de novembro, a Diaconia recebeu uma visita da Delegação Alemã composta pelo Ministério Alemão da Cooperação do Desenvolvimento Econômico, a Agência Central Católica de Ajuda ao Desenvolvimento, Misereor e Brot für die Welt (Pão para o Mundo).

Durante a visita, o grupo alemão conheceu famílias agricultoras no Sertão do Pajeú (PE), vivenciando diversas tecnologias sociais de convivência com o Semiárido. Além disso, o grupo realizou o diálogo com juventudes sobre o enfrentamento aos fundamentalismos na sede da Diaconia, em Recife, e debateu sobre a promoção da justiça de gênero com grupos de mulheres na Primeira Igreja Batista em Bultrins, em Olinda (PE).

“É a cooperação internacional, com o apoio do governo alemão, que tem contribuído efetivamente para o trabalho e as ações da sociedade civil brasileira no âmbito da garantia de direitos, do acesso à água, alimento, energia e, especialmente, no enfrentamento também aos fundamentalismos e ao diálogo interdenominacional. Para nós de Diaconia, é extremamente importante reconhecer que a ação da cooperação e o apoio direto ao trabalho no Brasil tem contribuído para a transformação de vidas, para a autonomia de famílias agricultoras e para fortalecer diálogos e vínculos entre cristãos e pessoas de diferentes religiões e credos”, afirma Waneska Bonfim, coordenadora político-pedagógica da Diaconia.

Anika Gärtner dos Santos, da Brot Für Die Welt (Pão para o Mundo), externou a felicidade em conhecer os projetos da Diaconia de perto. “Eu estou amando a visita porque no papel eu tenho uma ideia do que está escrito. A gente visitou as cisternas, por exemplo, e vendo de perto, conhecendo os locais de implementação do projeto, também ajuda no meu trabalho do dia a dia. A partir das nossas conversas já surgiram muitas ideias sobre como a gente pode melhorar, que eu vou levar lá para equipe na Alemanha. Então, a Diaconia para Pão para o Mundo é um parceiro muito importante, muito forte. E está sendo para a gente maravilhoso ter esses parceiros aqui no Brasil. A gente agradece muito também essa possibilidade de parceiro-membro”, afirma.

Michael Plesh do BMZ (Ministério Alemão da Cooperação e Desenvolvimento Econômico) também expressou a felicidade em conhecer os projetos da Diaconia pela primeira vez. “Estou muito feliz porque eu assisti aqui um engajamento muito alto do pessoal. Não só a equipe da Diaconia, mas também o povo lá fora que faz muito trabalho de ajuda e uma autoajuda, o que é muito importante para nós. Nós somos completamente contra o assistencialismo, e aqui não percebemos nenhum assistencialismo, mas encorajamento das pessoas para fazer coisas”, conta.